incensos de arruda

Atualizado: Jul 26

A arruda é uma planta medicinal, herbácea, com aroma acentuado e característico com folhas verdes e pequenas — algumas podem ter uma coloração quase acinzentada quando estão mais velhas. Normalmente, medem no máximo, 1,5 m de altura e têm flores amarelas e pequenas.

Pertencente à família Rutaceae, a arruda é uma planta muito antiga e de origem europeia. Por seus inúmeros benefícios tanto para as emoções quanto para a saúde, é utilizada há milhares de anos por diferentes tradições e religiões.



Também conhecida como ruta (termo derivado da palavra grega reuo, que significa “deixar livre”) ou rainha das ervas, é nativa do mediterrâneo e usada até a atualidade, principalmente para a proteção.

Já na Roma Antiga, era popularmente utilizada em banhos contra piolhos, sarna e percevejos, e como escalda-pés, em razão de seu poder desinfectante. Durante os surtos da peste negra, a arruda foi um santo remédio, pois era misturada em vinagre para a produção de um tônico que, segundo as crenças, afastava as doenças infecciosas.


Apesar de já ter sido utilizada há milhares de anos como tempero para carnes, sucos e chás, o seu consumo não é indicado, pois é uma planta abortiva e que pode causar hemorragias, principalmente se utilizada em grandes quantidades — salvo os casos em que haja indicação médica.

Portanto, para se beneficiar de seus efeitos positivos para o corpo e para a mente, o mais aconselhável é fazer o uso do incenso de arruda, desde que seja o artesanal, e de suas folhas. A seguir, conheça quais são os principais benefícios dessa herbácea milenar!



Proteção contra o mau-olhado


Sem sombra de dúvidas, o efeito mais conhecido da arruda é o de proteção contra o mau-olhado. Por isso, é muito associada e característica de benzedeiras, curandeiras e avós que queiram afastar energias negativas de crianças e adultos.

Acredita-se que o uso da arruda blinda as nossas vidas e as nossas emoções contra as más vibrações, tanto de situações cotidianas quanto de pessoas que possam querer nos desejar ou causar algo negativo. Essa crença tem origem também na Antiguidade, pois os gatos abominam o aroma da arruda, e, como os felinos eram associados às bruxas e à magia negra durante a Idade Média, essa planta era utilizada como talismã. Daí surge o benefício de que a arruda nos protege contra o mau-olhado e as feitiçarias. 

Uma ótima dica para aqueles dias em que você chega à sua casa se sentindo carregado de energias negativas e pesadas é o banho de arruda, pois, assim, será promovida uma limpeza espiritual em seus chakras, que são os campos energéticos do seu corpo.



Limpeza e purificação energética do ambiente


O uso do incenso de arruda tem a capacidade de purificar o ambiente e melhorar as vibrações. Assim como o uso da planta em rituais de afastamento de energias e a utilização de suas folhas atrás da orelha, em bolsos da roupa ou no banho, o incenso artesanal de arruda age promovendo o equilíbrio e absorvendo a negatividade.

Dessa maneira, é criado um ambiente mais positivo, com boas vibrações e agradável, contribuindo para uma vida mais serena, otimista, próspera e com energias positivas.



Combate à ansiedade


O óleo de arruda tem uma importante quantidade de metilheptilcetona, undecanona e metilnonilcetona. Essas são substâncias com propriedades calmantes quando inaladas, podendo ser aliadas em tratamentos contra a ansiedade, momentos de agitação emocional, histeria e ataques epiléticos, além de promoverem limpeza espiritual e emocional.


Alívio para problemas respiratórios


A arruda também é utilizada para tratamentos do corpo e no alívio dos sintomas de algumas doenças, como aquelas respiratórias. Para isso, é comum o uso das folhas molhadas em água úmida, até formarem uma espécie de emplastro.

Após isso, costuma-se colocar sobre a região do tórax na tentativa de curar ou amenizar as crises de tosse e dores causadas pelo inchaço dos pulmões. Esse efeito é gerado pela inalação da arruda, que, no geral, tem a capacidade de auxiliar na abertura dos brônquios.



Função antifúngica


A ação antifúngica da arruda é conhecida desde a antiguidade. Por isso, é muito eficaz e utilizada para tratar os fungos causadores de micoses e dermatites, que podem causar feridas e coceiras na pele. Para o efeito, as folhas podem ser colocadas diretamente sobre a parte afetada pelos fungos.


Cicatrização


Outra importante substância encontrada nas folhas da arruda é a alantoína, que tem potente ação cicatrizante, e a quercetina, que tem propriedade analgésica. À vista disso, pode ser utilizada em feridas, queimaduras e machucados, em geral. 


Saiba como usar o incenso de arruda corretamente




Para se beneficiar das ações do incenso de arruda, é preciso que se use somente aqueles que são artesanais, e não industrializados.

A utilização do incenso não se dá para aromatizar ambientes, mas, sim, para equilibrar as energias, melhorando diferentes aspectos do nosso corpo e da nossa mente. Portanto, o cheiro que ele deixa é somente um bônus, digamos assim.

No entanto, é importante usar essas “varetinhas” poderosas da maneira correta, tanto para evitar acidentes quanto para se beneficiar de seus efeitos. Primeiro, você precisará de um incensário, que mantém o incenso seguro, evitando que ele caia e queime o que estiver perto.

Antes de acendê-lo, mentalize coisas boas e pense somente em aspectos positivos, principalmente naqueles que você deseja alcançar. Depois, o mais indicado é utilizar fósforos, e não isqueiro, pois essa é uma maneira de respeitar os relacionamentos entre as forças espirituais.

Se você deseja purificar o ambiente, após acender o incenso, percorra a sua casa com a vareta em mãos, passando em todos os cômodos e voltando no sentido contrário. Entretanto, se precisa alinhar as suas energias, passe o incenso em volta da sua cabeça, mas sempre com cuidado para não se queimar e, na sequência, coloque-o em um lugar seguro e pense naquilo que deseja.

O incenso de arruda é uma ótima e milenar maneira de purificar o ambiente e as nossas energias. Conhecida por sua ação protetora, essa planta pode ser facilmente cultivada e encontrada em diferentes regiões, pois se adapta muito bem às diferentes temperaturas


7 visualizações

institucional

ajuda

redes sociais

  • Facebook
  • Pinterest
  • Instagram

newsletter

© Some rights reserved • 2019 | Casa Pistilo