o que é um kit zero lixo?

Atualizado: Jun 16

Embora você faça o possível para evitar a produção de mais lixo em casa, é um pouco complicado manter esse hábito ao ir almoçar, jantar ou fazer lanches na rua. Principalmente quando se está viajando. Nesses casos é importante ter um kit lixo-zero.

O kit lixo-zero é compacto, cabe na mochila ou na bolsa. Além disso, ele possibilita que continuemos a reduzir a produção de lixo. 

Aliás, você pode montar seu próprio kit lixo-zero. Saiba que não será preciso levar muita coisa na mochila. Com apenas alguns itens sua produção de lixo diária irá reduzir muito, principalmente se você costuma comer fora. 


Use o que você tem

Quando lemos ou ouvimos sobre a questão de reduzir a produção de lixo, é comum pensarmos que precisamos trocar todos os nossos potes de plástico por potes de vidro, devemos comprar sacolas de tecido, substituir a escova de dente por uma de bambu e comprar canudos de vidro, por exemplo. 

Porém, precisamos começar com o que já temos. Se você for trocar seus potes de plástico pelos de vidro, estará jogando no lixo utensílios que ainda estão em bom estado e são úteis. Ou seja, estará produzindo mais lixo.

Então, substitua os potes quando eles realmente não puderem mais serem usados. Compre um canudo de vidro se você realmente não tiver mais canudos de plástico em casa e se você realmente vai usá-lo. 

É importante manter a ideia do minimalismo e não nos precipitarmos em comprar mais itens. Por isso, comece com o que você já tem e só troque por algo mais sustentável quando o objeto realmente não puder mais ser usado.

Mas agora vamos ver como você pode montar seu kit lixo-zero.


O que é preciso para montar um kit lixo-zero?

São poucos os itens que você precisa ter para montar um kit lixo-zero. Um kit ideal contém uma bolsa reutilizável, uma caneca dobrável, uma garrafa para água ou bebida quente, garfo, faca e um guardanapo de pano.


Garfo e faca leves e resistentes

Procure por garfo e faca que sejam leves e resistentes. Aliás, se quiser, também tenha uma colher. Porém, evite escolher utensílios de plástico. Pois é importante que a vida útil deles seja grande. 

Um garfo e uma faca o ajudarão a evitar os talheres de plástico que são servidos em muitas lanchonetes ou restaurantes. Além disso, também evitará que mais um saquinho que protege talheres em restaurantes vá parar no lixo.


Copo dobrável

Quantas vezes você já lanchou e ao receber seu suco ele veio em um copo de plástico? Pois bem, com um copo dobrável não será mais preciso usar copos de plástico. É só pedir para que coloquem o suco no seu próprio copo. 

Por ser dobrável, ele é bem compacto e leve. Além disso, é só lavar e estará, novamente, pronto para uso.


Tenha planejamento

Sim, esse é um item que não se pode comprar. Ele precisa ser feito com antecedência para que quando você já estiver na rua não se depare com imprevisto, como esquecer algum item. 

Então, se você for apenas sair para jantar, verifique o que será preciso levar. Porém, se fará uma viagem longa, verifique quais comidas precisa levar e as prepare.

Assim, você não precisará comprar nada fora e ainda não produzirá lixo. Por isso, é importante se planejar.

Com essas dicas de como montar um kit lixo-zero, você contribuirá muito para evitar a produção de mais lixo. Então, coloque as dicas em prática.

Aliás, se você já tem um kit conte nos comentários o que costuma ter no seu kit. Há algum item que não citamos? 



#dicasdeblog

24 visualizações

institucional

ajuda

redes sociais

  • Facebook
  • Pinterest
  • Instagram

newsletter

© Some rights reserved • 2019 | Casa Pistilo